A Geribello Engenharia desempenha um papel crucial no Programa Água Legal da Sabesp, especialmente na periferia de São Paulo.
Líderes do consórcio GBP Metropolitano, somos responsáveis pelo gerenciamento técnico e social de obras de saneamento, como a do Jardim Paraná, uma comunidade que há anos vivia sem acesso adequado a água tratada e rede de esgoto.
Segundo Juliana Bazan, coordenadora do contrato, a atuação da Geribello no Jardim Paraná vai muito além das obras de engenharia.
“Em nosso contrato com a Sabesp realizamos o gerenciamento de ações sociais e de obras de saneamento, com a implantação de redes de água e esgoto. O mais tocante é o viés social que o contrato traz. A equipe social trabalha diretamente com os moradores da comunidade em ações de geração de emprego e renda, empoderamento feminino, economia financeira e até com atendimento médico gratuito”, afirma.
Além disso, a Geribello é responsável por gerenciar a regularização das ligações de água, uma etapa importante que envolve a supressão de ligações clandestinas.
“Estamos falando de um contrato de regularização que tira a população da irregularidade para uma situação de legalidade, garantindo o acesso a água de qualidade”, ressalta a arquiteta.
A região do Jardim Paraná apresenta obstáculos específicos para a execução das obras. Juliana explica que, devido ao desenvolvimento irregular da comunidade, não há parâmetros pré-definidos para a execução das redes de água e esgoto.
“É sempre uma surpresa. O solo rochoso e a localização da comunidade, aos pés da Serra da Cantareira, dificultam a implantação das redes”, detalha a coordenadora.
“Esse tipo de desafio exige uma grande capacidade de adaptação da equipe, pois os os projetos só são plenamente compreendidos após o início das obras.”
Para além da parte técnica, a Geribello desempenha um papel ativo na conscientização dos moradores sobre o uso adequado da água e a importância do saneamento. “Antes, a população vivia com água que
se misturava ao esgoto, resultando em doenças, principalmente entre as crianças. Agora, recebem água limpa e o esgoto é coletado. Há todo um trabalho de inclusão para que a comunidade entenda esse novo modo de vida”, destaca Juliana, que reitera como é gratificante atuar na área de saneamento.
“Esse contrato tem vida! Um dos nossos indicadores de resultado mais importantes está nas pessoas, na melhoria da qualidade de vida delas.
É um trabalho que sorri para nós, que tem gratidão. Nos impulsiona a sermos melhores enquanto seres humanos”, conclui.