A Geribello Engenharia ampliou sua atuação junto à Sabesp, assumindo um novo papel: além de sua experiência em gerenciamento no Programa Água Legal, a empresa agora opera diretamente no atendimento à população, na execução e atualização de cadastros de clientes da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana.
O novo contrato reforça a confiança da Sabesp no trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Geribello e tem como foco a orientação dos clientes sobre a tarifa social da companhia de saneamento.
De acordo com Juliana Bazan, coordenadora dos contratos da Sabesp na empresa, essa transição é reflexo do trabalho de visibilidade que trouxemos para a área social. “A gente vem atendendo a Sabesp há um bom tempo. Esse novo contrato foi resultado da confiança que conquistamos pelo bom trabalho que desenvolvemos nos últimos anos”, explica.









O novo desafio
Desde agosto de 2024, uma nova deliberação da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) determinou que apenas consumidores inscritos e com cadastro atualizado no CadÚnico teriam direito à tarifa social. Isso fez com que muitas famílias perdessem o benefício, resultando em dificuldades para o pagamento das contas de água e até mesmo em ligações irregulares, os chamados “gatos”. Diante dessa situação, a ARSESP concedeu à Sabesp um prazo de seis meses (janeiro a julho de 2025) para comunicar os clientes sobre a necessidade de regularização.
A Geribello Engenharia foi contratada para executar parte desta missão, garantindo que mais de 120 mil consumidores recebam as informações necessárias e possam manter o benefício.
Mutirão profissional
O projeto conta com um contingente de 100 cadastradores, 10 assistentes sociais, 2 supervisoras e 4 profissionais administrativos, organizados em 15 equipes. A cada 15 dias, essas equipes percorrem diferentes regiões de São Paulo, estabelecendo bases temporárias em espaços dentro das comunidades, como bares, associações ou casas de líderes comunitários. “Nosso trabalho é literalmente porta a porta. Em cada local, coletamos informações, orientamos os moradores e computamos os dados. Conseguimos realizar entre 800 e 1.000 cadastros por dia”, detalha Juliana.
A dinâmica do trabalho é intensa e requer adaptação constante. “Cada regional da Sabesp é um cliente diferente. Cada comunidade tem suas particularidades. As realidades são muito distintas e, muitas vezes, encontramos situações inusitadas que exigem soluções criativas e rápidas”, comenta a coordenadora.
Além do impacto direto na vida das famílias, que conseguem manter um serviço essencial dentro de suas possibilidades financeiras, o contrato também proporciona aprendizados valiosos para a equipe da Geribello. “É um trabalho enriquecedor porque permite uma compreensão mais profunda das diferenças urbanas e sociais dentro do mesmo município. O modo de vida, as dificuldades e até mesmo a forma de comunicação mudam de uma região para outra; é muito interessante isso”, destaca Juliana.
Com 16 mil atendimentos já realizados, a equipe segue comprometida com a execução do contrato até junho de 2025. O trabalho também abre portas para novas possibilidades de expansão, com a possibilidade de atuação da Geribello também no litoral paulista. Juliana destaca a resiliência e amor às profissões sociais do time que atua nessa conscientização, destacando que é a dedicação deles que faz a diferença no sucesso dessa empreitada profissional desafiadora.
“Tem que ser apaixonado por pessoas e pelo bem-estar social para encarar esse trabalho, é muito diferente do dia a dia de escritório. Nossas bases geralmente são em garagens ou em bares no meio da comunidade. Para nos instalarmos, só pedimos que o local tenha ponto de eletricidade e um banheiro; o cadastrador passa o dia todo embaixo do sol na comunidade orientando as pessoas. Realizar esse trabalho exige uma organização gigante da nossa parte, portanto estamos aprendendo muito, é realmente impressionante.”